Escritora Ivanilde Morais de Gusmão lança antologia com contos, poesias e ensaios

Atualizado: 11 de Jul de 2020


Foto: Raphaela Nicácio/Divulgação


A escritora pernambucana Ivanilde Morais de Gusmão lança, neste sábado (11), o livro Súplica ao Sol... Era outono (Independente), uma antologia que reúne contos, poesias e ensaios.


A obra contou com organização de Lourdes Nicácio, membro da Academia Recifense de Letras. A publicação estará disponível de forma gratuita, apenas neste sábado, no site www.ivanildemorais.com. O exemplar físico está à venda na Amazon.

"Súplica ao Sol... Era outono um livro com vários blocos, quase como um memorial. Ele trata de uma caminhada, de todo o meu processo de produção intelectual e literário. Tem contos, poemas e ensaios, como uma grande homenagem à família, à humanidade", explica Ivanilde, que começou a produzir literatura aos 70 anos (atualmente, tem 79) e já assinou cerca de 16 livros, além de várias coletâneas nacionais e internacionais.

Ivanilde Morais de Gusmão nasceu em um sítio do município de Machados, em Pernambuco. Ela é membro da Academia de Letras do Brasil (ALB), graduada em direito e em geografia pela Universidade Católica De Pernambuco, mestre em desenvolvimento urbano e regional pela UFPE e Doutora em Ciências Sociais pela Pontífica Universidade Católica de São Paulo. Também é professora aposentada da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

"Entrei na universidade aos 30 anos e nunca deixe de estudar. Toda a minha literatura passa pela concepção marxiana da história. Para esse livro, visitei a Karl Marx House, em Trier, na Alemanha. Depois fui até ao mausoléu dele em Londres. O título é sobre esse momento", explica. "Procuro trazer um resgate do sentimento de humanidade. Aproveite essa pandemia para realizar um desafio nas redes sociais, para que pessoas me enviassem textos sobre a quarentena. Recebi cerca de 115 textos", conta.


Fonte: https://www.diariodepernambuco.com.br/noticia/viver/2020/07/escritora-ivanilde-morais-de-gusmao-lanca-antologia-com-contos-poesia.html

1 visualização0 comentário